Blog

Designer de Sobrancelhas é uma das profissões da área de estética que mais vem crescendo no Brasil e no mundo. Assim como todas as profissões, não podemos contar apenas com nosso gosto pessoal ou intuição. Ser designer de sobrancelhas é muito mais que retirar pelos.

 

A profissional deve ter conhecimento sobre visagismo, simetria facial, anatomia e fisiologia da pele, estrutura óssea e pelos, cosmetologia, entre outros. Além de ser uma pessoa sensível e atenciosa.

 

Não podemos levar em consideração o nosso gosto pessoal, a profissional deve considerar seus conhecimentos adquiridos e primordialmente a vontade da cliente em relação a expressão que deseja.

 

Quando a cliente nos pede as sobrancelhas da atriz “tal”, da amiga, ou de alguém conhecido, precisamos levar em consideração apenas a referência e construir de forma personalizada uma sobrancelha que combine com seu rosto, tanto quanto a referência trazida.

 

O design das sobrancelhas é um procedimento que tem como maior objetivo alinhar o desenho das sobrancelhas, trazer harmonia e principalmente dar uma expressão ao rosto. Isso mesmo, “dar expressão” ao rosto, assim como vemos na caracterização de personagens, nos emoticons usados em mensagens por exemplo.

 

Temos muitos recursos em conhecimento, teoria e materiais para isto. Inicialmente a profissional Designer de Sobrancelhas deve escutar o que a sua cliente quer e precisa, e através destas informações, criar o design perfeito e exclusivo. O cuidado de personalizar as sobrancelhas deve ser mais importante que as “tendências” e a moda.

 

O uso de instrumentos usados para a medição como paquímetro, réguas, linhas, compassos áureos, entre tantos, devem nos auxiliar para construir um par de sobrancelhas mais simétricas, sempre respeitando a individualidade e personalidade da cliente.

 

Existem algumas formas de remoção dos pelos. São elas:

 

COM CERA: com cera específica para face e na temperatura correta, sempre respeitando os parâmetros e técnicas adequadas à região.

 

COM PINÇA: uma das opções mais usadas, pois consegue definir e modelar nos mínimos detalhes.

 

COM LINHA: E a epilação com o fio, também conhecida por depilação egípcia, é uma opção rápida, econômica e extremamente eficiente.

 

Entretanto, além da remoção dos pelos, existem outras técnicas que podem agregar e fazer com que você construa sobrancelhas perfeitas:

 

TINTA: é um recurso excelente para uniformizar e realçar o tom dos pelos. A henna por sua vez é opção ótima para quem quer camuflar as falhas das sobrancelhas até que os fios cresçam novamente, dando uma ilusão de preenchimento por alguns dias.

 

ALISAMENTO E DESCOLORAÇÃO DAS SOBRANCELHAS: tem como objetivo alinhar os fios que naturalmente são crespos e “rebeldes”. A descoloração que veio para harmonizar quando o tom das sobrancelhas é muito mais escuro que os cabelos e a pele, destoando do conjunto.

 

E Por fim, a Micropigmentação das sobrancelhas: uma opção quando a designer de sobrancelhas não consegue recuperar os fios, nem a simetria das mesmas.

 

Como todo segmento, existem ótimos profissionais e outros não tão bons assim. Se você deseja ser uma Designer de Sobrancelhas, procure por escolas ou centros de formações com experiência de mercado e Know-How, para que então, você possa fazer a sua formação com instrutores capacitados para tal.

 

Lembre-se que você estará lidando com vidas e autoestima de pessoas. Ter a sua formação na área com profissionais qualificados é essencial para obter e entregar um serviço de excelência em seus atendimentos pós curso.

 

Cátia Scheffer, Visagista certificada pelo centro de Visagismo Philip Hallawell. Dermopigmentadora com Formação e Especialização Nível I, II e III Pela Fujii Cosméticos e Pela Mag Estética. Avançado Internacional em Micropigmentação - SP Esteticista Facial, Maquiadora, Embelezadora de Cílios e Designer de Sobrancelhas. Acadêmica do Curso de Estética e Cosmética – ULBRA.

 

Voltar


Entre para nossa lista VIP e fique por dentro das novidades da @belartescola