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Você utiliza as redes sociais para vender e se relacionar com seus clientes? Pois é, muitas empresas e profissionais ainda não utilizam da forma correta essas ferramentas poderosas.

 

Facebook, Instagram e Whatsapp são as mais conhecidas pela maioria dos profissionais. Porém, o que estes(as) profissionais ainda não enxergaram nelas é a possibilidade de venda digital. Ou ainda, quando tentam fazer essa venda online, acabam fazendo da forma errada, tendo como consequência pouco ou quase nenhum resultado.

 

Vendo estes números baixos (principalmente os likes e comentários) acabam culpando as redes sociais como plataformas que não funcionam. O que acontece é que por de traz delas, existe muito trabalho, planejamento e estratégias a serem colocadas em prática. Literalmente não é só fazer um “postzinho”.

 

Um dos primeiros pontos a serem compreendidos, é entender como o algoritmo de cada uma delas funciona, como o índice de relevância prevalece e para quem geralmente ele irá mostrar suas publicações.

 

Você já ouviu falar em EdgeRank? Esse é o nome do tal algoritmo que não mostra a sua publicação para todo mundo nas redes sociais. Ele que fará a leitura da sua publicação e decidirá para quem irá exibir.

 

Geralmente, em média, até 6% da sua base total de seguidores receberá sua publicação de modo orgânico, ou seja, sem precisar fazer anúncio. A partir disso ou você utiliza mais estratégias para expandir o alcance e replicar seu post, ou ainda poderá fazer anúncios para alavancar e “forçar” esse algoritmo a mostrar sua publicação para mais pessoas.

 

“Mas Thiago, como esse algoritmo decide para quem ele mostra minha publicação?”

 

Basicamente ele fará uma leitura de todas as ações que cada seguidor seu faz em cima do seu post: comentários, reações, salvamentos, cliques nos links, cliques nas fotos e vídeos.

 

Mas ele não olha somente para sua base de fãs, mas também para você. Em quanto tempo você retorna para esses seguidores que estão interagindo com seu perfil? Qual a frequência que você está presente na rede e o quanto de conteúdo relevante você produz para a sua audiência?

 

Inclusive para o nosso perfil pessoal também funciona assim. Lembra daquele amigo que você não vê mais as publicações, que aos poucos foram aparecendo cada vez menos e chegou um momento que desapareceu da sua linha do tempo? É o EdgeRank funcionando, certamente porque você não interagia com aquele amigo ou amiga.

 

São vários fatores que influenciam na entrega dessas publicações, mas de uma coisa eu tenho certeza: o conteúdo é rei na internet e você tem o dever de se atentar a eles.

Fazer algo relevante e que realmente importe à essas pessoas que te seguem, é o que fará diferença nos seus resultados. Temos a todo tempo que pensar no que eles querem ver e não apenas no que nós queremos mostrar.

 

E se você não pode, não tem tempo, não gosta e quer contratar um profissional de marketing digital para fazer a gestão das suas mídias sociais, atente-se sempre para as suas formações e conhecimento na área. Tem muita gente se dizendo especialista por aí.

 

Espero que eu tenha ajudado você, de alguma maneira, a compreender melhor este universo das redes sociais. Mas atenção, de forma alguma deixe de utiliza-las, pois sabendo usar da forma correta, elas podem te trazer resultados incríveis.

 

Thiago Souza, Publicitário com Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Consultor de Marketing Digital e Expert em Relacionamento e Vendas através das Mídias Digitais.

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