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Essa é uma pergunta clássica, que escuto com muita frequência dos profissionais e alunos da área da estética, qual seria o horário ideal para postar nas redes sociais e alcançar mais pessoas dentro do instagram e facebook?

 

Minha resposta é que sim, existem horários que você pode encontrar mais pessoas dentro das redes sociais, mas isso não significa necessariamente que você vai alcançar mais pessoas com a sua publicação.

 

Mas, como assim Thiago?

 

Isso acontece, porque não depende somente da hora em que você irá postar o seu conteúdo, mas também da relevância que você tem com a sua audiência e o quanto ela costuma interagir com você.

 

Já falei sobre o algoritmo do facebook e instagram em um post aqui no blog da escola, se você tem interesse em entender porque o facebook e instagram não mostram as suas publicações, é só clicar aqui  para ler.

 

Quanto mais interação com a sua publicação, mas as redes sociais entendem que aquele conteúdo é relevante e por consequência mostram sua publicação para mais pessoas.

 

Agora que você sabe que não depende somente do horário em que você posta, mas também da qualidade deste seu conteúdo, vou te dizer como você pode avaliar os melhores horários para publicar:

 

DIAS DA SEMANA: Vamos pensar juntos aqui, quais são os horários em que as pessoas, mesmo na correria do dia a dia, estão no celular usando as redes sociais?

 

Momento de IDA para o trabalho: entre 07h e 09h da manhã;

Momento de INTERVALO do trabalho: entre 11h30 e 14h00 da tarde;

Momento de VOLTA do trabalho: entre 17h30 e 20h da noite.

 

Mas vale lembrar que assim como você, outras profissionais também estão querendo postar nos horários de maior audiência, ou seja, nestes horários você tem muito mais concorrência para conseguir alavancar a sua publicação.

 

O que eu recomendo, caso essa seja sua estratégia de horário, postar sempre um pouco antes dos momentos de pico de audiência, assim você larga na frente da maioria.

 

FINAIS DE SEMANA:

  • Sábados: aqui você pode pensar no período da manhã e início da tarde entre 10h e 14h.
  • Domingos: aqui todos estão aproveitando momentos entre família e amigos durante o dia, então recomendo os horários de final da tarde e início da noite entre 18h e 21h.

 

O ideal é não tentar vender aos finais de semana, pois as pessoas estão mais em fase de descanso, não querem despender energia com alguém tentando vender para elas, o que aconselho é fazer um conteúdo de valor para postar. Algo que faça a diferença para esta audiência que está lendo, para iniciar a semana com mais energia ou então que faça uma reflexão sobre a semana que está por vir.

 

Estes são os horários genéricos, que avaliamos de forma geral, pensando na rotina diária das pessoas durante a semana e finais de semana. Mas agora, se você quer ser mais assertivo(a) nos seus resultados, você deve pensar especificamente em quem segue você, a sua audiência.

 

São eles que você deve se preocupar em gerar valor, para interagirem de alguma forma com você. São os seus seguidores que estão ali no dia a dia te acompanhando, seja pelos stories ou no feed de notícias, por isso é mais importante fazer uma análise qualitativa do que quantitativa.

 

ABA DE INSIGHTS:

 

Todas as redes sociais oferecem um recurso chamado insights para contas públicas e profissionais, desta maneira você pode avaliar os seus dados com mais precisão. Lá, nos insights que você conseguirá ver qual horário que a sua audiência está mais online nas redes sociais.

 

São nestes “picos” de horários que você deve fazer uma publicação, porque é neste momento que você terá mais seguidores navegando pelo instagram e facebook. Dá só uma olhadinha neste print aqui abaixo:

TESTE ABC:

Você tem ainda uma terceira opção para ser ainda mais assertivo(a) na sua publicação: testando e perguntando para os seus seguidores. De que forma você faz isso? Vamos lá.

 

Nos stories do instagram, você pode analisar as métricas individualmente ou perguntar para sua audiência: qual o turno você está vendo estes stories? Manhã, tarde ou noite? Depois de 24h, tempo máximo que os stories fica no ar, você analisa qual turno teve mais respostas.

 

No feed de notícias você pode também perguntar para as pessoas sobre qual dia e horário elas estão vendo a sua publicação, isso servirá como engajamento para você também. Mas deixe claro que você está fazendo essa pesquisa para melhor ajudá-la a entrega conteúdo de qualidade para eles.

 

Agora, se você não quer fazer perguntas, você pode testar soltando publicações em diferentes turnos, o que eu chamo de “teste ABC”: (A) Manhã, (B) Tarde, (C) Noite. Durante o período de pelo menos um mês, você terá um planejamento de publicações em dias e turnos diversificados, para então no final do mesmo, analisar cada publicação com suas respectivas performances para então avaliar quais dias e horários são os melhores para você postar.

 

Sim, nunca será apenas uma publicação, exige muita dedicação e estudos se realmente você quer vender e divulgar o seu trabalho com mais eficácia através da internet nas redes sociais. Se surgir alguma dúvida você pode nos chamar por Direct no instagram @belartescola ou então me chamar pelo @plannercomdigital que eu responderei todas as perguntas. Abraços!

 

Thiago Souza, Publicitário com Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Consultor de Marketing Digital e Expert em Relacionamento e Vendas através das Mídias Digitais.

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